Volta para cima
Foto do Campus da UFRRJ
Minicursos
Iniciação Científica
Pós-Graduação
Palestras
Maratona de Programação Paralela

Apresentação

A III Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro (ERAD-RJ 2017) tem o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho, Sistemas Distribuídos e Aplicações, qualificar profissionais do Estado nas áreas que compõe o Processamento de Alto Desempenho e prover um fórum regular onde possam ser apresentados avanços recentes nesta área e discutidas as formas de ensino de alto desempenho nas universidades e institutos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

O estado do Rio de Janeiro possui uma grande quantidade de faculdades e centros universitários públicos e privados e está se tornando um dos maiores polos globais de tecnologia no setor de óleo e gás. A lista de empresas do ramo, de petroleiras a prestadores de serviços e fabricantes de equipamentos do setor que terão centros de pesquisa no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão (RJ).

Neste contexto, é natural que a tônica da ERAD-RJ se volte, mas não exclusivamente, para o desenvolvimento de software e aplicações para sistemas de alto desempenho. Outros aspectos de arquitetura, software básico e processamento de alto desempenho também serão apresentados.