A disciplina de Humanidades Digitais envolve a investigação de dinâmicas sociais em escalas variando desde indivíduos até agrupamentos sociais muito numerosos através de abordagens combinando análises ou previsões qualitativas e quantitativas. Uma característica essencial está na manipulação de massas de informação suficientemente grandes ou complexas para exigir sofisticados conceitos, teorias e artefatos computacionais. As questões investigadas incluem dinâmicas e comportamentos, temporal ou espacial de agrupamentos sociais, seguindo abordagens transitando na interseção entre as diversas disciplinas de Ciências Humanas e de Ciência da Computação. Seu caráter inovador tem como consequência a ampliação da fronteira do conhecimento, tanto teórico quanto aplicado, de métodos computacionais e de sua utilização para melhor compreensão das formas de interação humana. Trata-se, portanto, de uma disciplina que segue a tendência mundial de investigação de questões complexas da atual Sociedade da Informação sob um olhar notadamente interdisciplinar.

A constituição do campo das Humanidades Digitais, caracterizado pela diversidade de abordagens e pela convergência de práticas, representa uma resposta às transformações advindas da disseminação de tecnologias eletrônicas de informação nas últimas décadas sobre os processos de geração, preservação e difusão do conhecimento sobre as sociedades humanas. Reflete também o profundo impacto dessas mesmas tecnologias sobre a atuação dos profissionais que se dedicam à análise e ao enfrentamento dos mais variados problemas sociais. Relaciona-se, ainda, à necessidade crescente de aprofundamento da reflexão crítica sobre os potenciais riscos e desafios gerados pela crescente onipresença da tecnologia digital em todos os aspectos da vida humana.

Seguindo essa tendência de convergência de saberes, o arranjo do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ tem proporcionado a interação entre cientistas que são especialistas em estudar comportamentos sociais, mas que estão menos familiarizados com os conceitos e métodos automatizados de análise de grandes volumes de dados ou de modelos complexos, quanto para pesquisadores que têm treinamento em Ciência da Computação, mas que são novatos no estudo de comportamentos sociais. No centro dessa interação está a construção de abordagens multidisciplinares de investigação de dinâmicas sociais em escalas variando desde indivíduos até agrupamentos sociais muito numerosos através de abordagens combinando análises ou prognósticos qualitativos e quantitativos. Fruto dessa interação, e agregando membros do Campus Seropédica da UFRRJ, o PPGIHD reúne uma equipe de pesquisadores com formação disciplinar diversificada em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Computação. O objetivo acadêmico geral desse Programa é promover a integração dessas diversificadas disciplinas em ações de produção de conhecimento e de formação de recursos humanos qualificados aptos a participar de pesquisas interdisciplinares teóricas ou aplicadas, a atuar no Magistério Superior ou a contribuir na formulação, implantação e acompanhamento de políticas públicas locais, regionais ou nacionais.