Título: Simulação tráfego baseado em estilos de direção

Resumo: As correntes de tráfegos viários e a demanda por transporte público ou privado são problemas dos dias atuais. Todas as cidades sofrem com congestionamentos no trânsito, poluição do ar e do ruído, afetando a qualidade de vida. Com isso em mente, os sistemas de simulação surgiram como uma solução para entender os fenômenos de tráfego e nos ajudar a projetar ruas e vias por onde os veículos passam de forma eficiência. Esses sistemas de simulação são baseados em modelos matemáticos que buscam descrever o comportamento do tráfego. Entre os modelos matemáticos empregados, os modelos baseados em Autômato Celular (CA) são capazes de imitar as características básicas do tráfego de veículos. Embora os modelos de CA consideram apenas o estilo médio de direção, este projeto busca entender o impacto no tráfego viário dos diferentes estilos de direção, considerando veículos de diferentes tamanhos e os diversos cenários, como centros rodovias, centros urbanos, cruzamentos de veículos e faixas de pedrestres.


Título: Ocupação e utilização dos espaços urbanos

Resumo: Os centros urbanos são sistemas complexos que sofrem modificações ao longo do tempo, seja na expansão urbana seja no uso dos seus espaços. Nas expansões urbanas, as cidades definem seu padrão de crescimento, regiões periféricas ou mesmo sem ocupação urbana passam a fazer parte da área urbanizada das cidades. O uso dos espaços urbanos afetam os centros como um todo, modificando regiões internas dos centros urbanos, modificando as relações comerciais, serviços, mobilidade entre outros atributos. Como por exemplo, bairros residenciais que tornam-se ao longo de anos bairros comerciais. Neste sentido, a simulação urbana surge como uma ferramenta utilizada para estudar e entender dinâmicas relacionadas a expansão urbana e ao uso de espaços urbanos. Além disso, sistemas de simulação auxiliam aos gestores públicos no processo de urbanização e crescimento das cidades. Dentre os modelos matemáticos empregados nos sistemas de simulação urbana, os modelos baseados em Autômatos Celulares (AC) ganham destaque, pois são capazes de representar o sistema através de conjunto de regras combinado com a informação de vizinhança. Este projeto busca desenvolver modelos de AC capazes de imitar as dinâmicas sociais envolvidas na expansão urbana e no uso de espaços urbanos.


Título: Internet das coisas e ocupação de espaços internos

Resumo: A conectividade é um conceito presente nos tempos atuais, cada vez mais a humanidade está conectada através dos seus computadores, celulares e relógios. A internet das coisas é um conceito que utiliza a conectividade em todo lugar e a qualquer momento, permitindo a comunicação entre pessoas e máquinas para melhorar a qualidade de vida de um forma geral. Neste sentido, ambientes inteligentes surge como um novo campo de pesquisa, especialmente no que está relacionado a ocupação de espaços fechados. É um problema que utiliza a internet das coisas para adaptar o ambiente de acordo com as necessidades e de forma automática. Ajuste da temperatura ambiente, análise da qualidade do ar e o consumo de energia de ambientes fechados são exemplos de ambientes inteligentes, que utilizam a internet das coisas para troca de informações entre os sensores do ambiente. Dentre os desafios de ambientes inteligentes, a contagem de pessoas utilizando a infraestrutura de rede wifi vem ganhando destaque, pois permite inferir quantas pessoas estão em um determinado ambiente fechado, de forma automática e sem a interação dessas pessoas. Para isso, utiliza-se os dispositivos móveis que essas mesmas pessoas estão carregando, como os celulares. Este projeto tem como objetivo entender as metodologias propostas pela literatura e propor novas soluções para questões em aberto, utilizando o Campus Universitário de Nova Iguaçu da UFRRJ como estudo de caso.